AÇÃO DE SAÚDE

Hospital da FAB realiza ação social em comunidade ribeirinha no Pará

Iniciativa contou com atendimentos médico e odontológico na comunidade de Taperaçú (PA)
Publicada em: 16/05/2023 18:43
Imprimir
Fonte: HABE, por Tenente Gabrielle Emmi
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou, no último sábado (06/05), a primeira Ação Cívico Social (ACISO) de 2023, na comunidade de Taperaçú, localizada no município de Bujarú, aproximadamente 197 quilômetros de distância de Belém, capital do Pará.

A ação contou com o apoio do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), bem como de outras Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), que através de uma campanha de arrecadação de alimentos, também realizou doações para a população de Taperaçú. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) também apoiou a missão, oferecendo medicamentos que foram entregues aos pacientes.

Durante a ACISO, foram realizados atendimentos nas especialidades médicas de pediatria, dermatologia, ginecologia e clínica médica, além da realização de exames como eletrocardiograma e ultrassonografias. Também foram feitos atendimentos odontológicos clínicos e cirúrgicos, e realizadas atividades educativo-preventivas de saúde oral. No total, 224 pessoas da comunidade de Taperaçú foram atendidas por 55 militares do HABE envolvidos na missão.

A líder comunitária e professora do ensino infantil da Escola Municipal São Brás, Natalina Silva Carvalho, comentou sobre as dificuldades de acesso da população a atendimentos especializados e agradeceu à Força Aérea Brasileira (FAB) pelo serviço prestado. “Quero agradecer de todo coração pelo empenho, dedicação e carinho com que vieram entregar o melhor de vocês para nós. Somente Deus para recompensá-los grandemente”, expressou.

Para o Tenente Médico Ginecologista Erick Pinho Glitz Torres, a missão foi recompensadora. “É muito gratificante poder prestar essa assistência a uma população que possui difícil acesso à saúde. E não é só auxiliar no âmbito técnico-científico, mas também no apoio àquela pessoa, cuja vida pode ser transformada de alguma maneira, seja através de uma medicação, de uma orientação, ou pelo acolhimento recebido”, finalizou.

Fotos: Cabo Patrício / HABE

imagens/original/45457/15.JPG
imagens/original/45457/18.JPG
imagens/original/45457/2.JPG
imagens/original/45457/4.JPG
imagens/original/45457/6.JPG
imagens/original/45457/image_6483441.JPG